ISBN: 978-65-995692-2-7

Número de Páginas: 129

Descrição: A Música Popular Brasileira tem a sua identidade, e é através dessa personalidade que podemos discernir, mensurar, e sistematizar pedagogicamente pontos importantes, que são exigidos na prática instrumental, seja para estudantes, apreciadores ou profissionais de música.
Acredito, que não basta apenas ler uma partitura e executá-la no instrumento para chegar à essência de anos de história. Vivenciar por inteiro seu contexto, ouvindo referências, sua narrativa no período em que estava inserido, exercitar suas peculiaridades, reproduzir repertório, são conjuntos de bons feitos para o desenvolvimento de grandes instrumentistas.
O programa “Saxofone Brasileiro – Música e Educação” tem o objetivo de desenvolver os elementos didático musicais da Música Brasileira e inserir estas referências na prática da música popular, seja ela da América do Norte, Europa ou Ocidente.
Então, chegamos a um passo importante da nossa tarefa, que é a elaboração de arranjos de músicas brasileiras para a prática coletiva de saxofonistas.
Durante alguns anos pesquisei arranjadores brasileiros que escreveram músicas brasileiras para essa formação instrumental e encontrei dificuldades, com exceções de obras de Guerra Peixe (1914 – 1943) e Radamés Gnatalli (1906 – 1988). Encontrei também arranjos lindos, organizados pelo Instituto Moreira Sales, referente à obra de Pixinguinha (1897 – 1973), no entanto, eram arranjos para bandas e orquestras, nada para quarteto de saxofones.
Diante destas informações, percebi uma lacuna na produção de repertório, para quarteto de saxofones de compositores brasileiros, nascendo assim o primeiro volume dessa coleção, com obras de Joaquim Callado.
Aprecie, pratique, preserve a história!

Autor: Rafa Leme

A Obra
PRÁTICA DA LINGUAGEM DA MÚSICA BRASILEIRA NA MÚSICA POPULAR
ARRANJOS PARA QUARTETO DE SAXOFONES E PIANO